Você é o que VIVE
- Preto
- 23 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2019

Com toda a certeza você já ouviu que "é aquilo que come", mas já parou pra pensar no que você é hoje? O que viveu ontem? Seu corpo, seus gostos, sua personalidade e profissão que se definiram por suas experiências.
Li um texto chamado "O corpo aprendiz", onde contava das experiências nas aulas da autora, que fizeram ela desanimar completamente de praticar atividade física. Sua antiga professora exigia dos alunos que se portassem como soldados ou atletas olímpicos em suas aulas, mesmo que não tivessem capacidade física para isso.
Cada escola tem um método de formação educacional, uma vertente, e isso molda como lá na frente os alunos vão se formar como pessoa e até como profissionais. Por volta da década de 50 as escolas tinham um molde militarista que visava a educação do corpo como um princípio educacional.
Essa cultura ao corpo introduziu socialmente o padrão do fitness impondo uma corpo “sarado” como o padrão de saúde e isso tomou cada vez mais força dentro das escolas, e a orientação ao padrão do saudável se tornou uma obrigatoriedade no meio escolar e no meio acadêmico.
No fim das contas a autora preferiu abandonar as atividades físicas para se dedicar a literatura, já que este ela dominava com maestria e isso influenciou grandemente em sua formação na vida adulta.
Ela conta como as experiências na vida escolar molda as pessoas; como uma escola fechada com regras e um formato mais militar e rígido influência na formação de pessoas rígidas consigo mesmo e com as outras pessoas como a escola deixa marcas não só físicas, mas psicológicas e comportamentais.
Do mesmo jeito que seu corpo tem cicatrizes de acidentes, marcas de sol e ruguinhas de idade, sua vida te forma a pessoa que você é no presente a partir de suas experiências, principalmente escolares, te formaram a pessoa que você é hoje. Se eu não tivesse tido professores de história tão bons talvez não tivesse escolhido este caminho.
Comments