O ESTRANHO universo do Wattpad
- Preto
- 26 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2019

Os podcast’s me levaram por caminhos que nunca pensei em passar e depois de diversas indicações, comentários e episódios dos mais diversos, acabei conhecendo uma das minhas últimas e mais brilhantes descobertas, o Wattpad.
Pra quem não conhece, o Wattpad é uma rede social onde pessoas (escritores profissionais ou não) podem publicas seus textos para que o público em geral possam ler e comentar, algo como uma degustação de livros pra saber o que está bom, o que precisa ser mudado, mensagens de apoio e etc... É uma forma de aproximar o leitor e o escritor, é um espaço de experimentação.
A democratização da escrita e da leitura é incrível e ter acesso as produções que foram fruto desse espaço aberto é mais incrível ainda, conseguimos ter contato com as mais diversas realidades e estilo de autores, mas principalmente uma diversidade infinita de histórias.
O espaço é amplamente usado para a publicação de fanfics com os mais diversos personagens do hall da fama. Claro que, a comunidade te permite ter acesso a diversos estilos e autores, mas o que me chamou a atenção mesmo foi o número de pessoas que escrevem fanfics e começam com esse gênero bem fantasioso e especulativo para depois se aventurar em outros espaços. Tenho que dizer, de começo assusta, mas depois de se familiarizar com esse universo é até bem divertido!
Ler diversas histórias de romances secretos gays entre os integrantes de bandas de K-pop, uma fantasia doida de aventura com o Ricky Martin ou um conto erótico com o Troy Bolton realmente me fazem pensar “Como essas pessoas chegaram a isso?” e “Que tipo de referências essas pessoas tiveram para construir histórias com componentes tão diversos?”. Quando percebia já estava perdida em pensamentos que nunca pensei em ter e que me levaram as mais absurdas e cômicas conclusões.
Para quem escreve, os feedbacks dos leitores ajudam a aperfeiçoar a escrita e a ter uma outra visão sobre o que está sendo desenvolvido, ajudando até na escolha do rumo da história. Legal também é o apoio e a empatia de quem está lendo, o que, sem dúvidas, estimula ainda mais a escrita.
Outro ponto em que o espaço da plataforma me fez refletir é justamente o fato dele ser democrático e acessível! Todos sabemos que o mercado editorial é um mar com ondas grandes e só barcos muito resistentes sobrevivem a esse mundo tão selvagem e agressivo. Dando um espaço a esses a pequenos escritores, que provavelmente, nunca teriam acesso ao público se dependesse de uma editora, é estimulado a diversidade na literatura, que ganha um leque ainda maior, e alguns desses pequenos autores chegam até a ingressar no mercado formal devido a essa chance de exposição de seus textos.
Claro que, para nós leitores e até aspirantes a arte da escrita isso também tem muitos pontos positivos. Podemos ter uma proximidade maior com os escritores e uma maior exposição a obras que não teríamos acesso antes do espaço proporcionado pelo aplicativo. Tudo isso de forma gratuita, característica fundamental para o acesso da população que não poderia se achegar a esses textos caso dependesse de comprar um livro para o contato com a leitura.
Minha indicação fica para autores e leitores que tanto estão começando e querem ter acesso a um conteúdo diferente, mais proximidade com a comunidade, um espaço para opinar e aperfeiçoar sua escrita ou simplesmente rir um pouco dentro do ônibus a caminho de casa! Então se permita experimentar e se envolver com algo novo, pois você pode no mínimo se divertir bastante e dar boas risadas.
Comments